Oi, eu não acredito em Deus.

Eu tinha uns 9 anos e estava me inscrevendo para sei lá o quê. Tinha que preencher “qual é a sua religião”. Nunca tinha parado para pensar nisso. Eu era acostumada à idéia do catolicismo, mas tinha 9 anos, não me importava com religião. Escrevi no papel “católica não-praticante”.

No Natal do mesmo ano, estava passando uma missa do Papa João Paulo II na TV. Eu perguntei ao meu pai de que religião ele era. E qual era a minha. E ele me explicou que não acreditava em Deus. Que foi batizado, fez comunhão e tudo, mas não acreditava em nada. Já eu, poderia ser o que eu quisesse. E me explicou um pouquinho sobre catolicismo, budismo, judaísmo e islamismo.

Então percebi que eu não acreditava em nada daquilo e que sou atéia desde que parei para raciocinar a respeito.  Não acredito em Deus, nem em qualquer força sobrenatural. Sou materialista.

Em filosofia, materialismo é o tipo de fisicalismo que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais; que a matéria é a única substância.
By Wikipedia.

Às vezes, senti falta de alguma parte espiritual em mim. Já tentei buscar alguma experiência religiosa… Primeiro com o catolicismo. Não dá pra fugir da tradição dos casamentos em igreja, das missas de 7º dia, dos batizados, no país com mais católicos no mundo. Além disso, uma grande amiga é evangélica fervorosa, filha de pastores e tudo (beijo, Thá!). Já a acompanhei a cultos, já deixei que orasse por mim, já acompanhei históricas bíblicas e os ensinamentos que ela repete com prazer o tempo todo. Até já fui numa cerimônia de candomblé, na Bahia, com os Orixás e aquela coisa toda: o povo que tava comigo falou que o culto tinha uma energia pesada. Me explica física quântica, mas não me pede para definir energia e áura. BÓIO.

Mas não adiantou.

Para mim, acompanhar essas coisas religiosas é uma experiência meramente sociológica. Acho incrível ver como os envangélicos sucumbem nos cultos, como aquilo tudo mexe com eles e os fazem acreditar com tamanho fervor que nada mais no mundo importa, além de Deus. Acho incrível aquela linguagem e entonação com toques de psicologia e marketing. É difícil se manter racional, quando o pastor te oferece mundos e fundos. Basta acreditar no Deus dele.

Acho a história do catolicismo facinante. Não que eu GOSTE da idéia de massacrar povos que não acreditam no deus único e onipotente deles, mas é tanta riqueza… Igrejas de arquiteturas majestosas, obras de arte, tudo. É incrível.

Adoro religiões, adoro histórias. Não sou contra a religião; é o modo como o homem consegue respostas às suas perguntas fundamentais: quem sou, da onde vim, para onde vou. A minha resposta é: somos uma fusão de coincidências universais. Eu não era nada, e quando morrer, voltarei a ser nada. Pronto.

Há quem diga que eu não acredito em Deus porque nunca precisei. Talvez. Mas quando minha mãe estava enfartada na UTI, com toda a minha família desacreditando, eu tinha certeza que ela não iria morrer. Mas não era fé em Deus. Era fé na medicina. Era fé na sabedoria científica do ser humano.

Não posso afirmar que serei atéia para sempre. Estou aberta a novas experiências, e pretendo um dia saber o que é esse lance de energia. Sou tão limitada quanto a esse lance espiritual… Mas não me sinto nada tentada a apostar numa vida pós-morte duvidosa. Prefiro aproveitar tudo por aqui, mesmo. É mais garantido, sabe.

* Topo experimentar religiões. Me chamem para cultos budistas, hindus, espíritas, daime e o que for. Acho o máximo. E quem sabe eu não me descubra.

29 comentários sobre “Oi, eu não acredito em Deus.

  1. Sou uma dessas pessoas que até hoje não sabe no que acredita. Sério. Mas acredito em Deus. Só acho que não achei uma religião que me vista, e sei lá oq isso quer dizer. ‘Oficialmente’ sou católica, crismada e tudo o mais. Já frequentei e já estudei mto sobre espiritismo, descobri até que tenho mediunidade [e um medo do kct disso]. Durante uma época fiquei frequentando uns cultos que eu não tinha a mais noiada idéia do que era, até que me falaram o nome ‘seicho-no-ie’. Descobri o nome, parei de ir. Tive amiga wicca, sabe oq é? pois é. As tais bruxas do bem, coisa do tipo. E ela queria até me iniciar. Mas sei lá, mais uma vez pulei fora. E, sim, eu pulei fora de ser evangélica em suas diversas ramificações por aí.

    Enfim. Respeito todo mundo, mas por ora, eu só tenho fé em Deus mesmo. Isso me dá força qdo preciso, não nego, mas em questão de definir uma religião…tá complicado. Talvez minha questão seja essa: não preciso. Basta acreditar na tal força superior de lá de cima. Talvez seja fraqueza humana, não sei, já li tanta coisa, mas acho que isso é igual amor: ou vc sente ou não. E seja qual for, não sabe explicar.

  2. Compartilho exatamente das mesmas idéias..
    Nunca consegui acreditar em nada que não se possa explicar cientificamente.
    E é fato que em um pais cercado de católicos, sempre existe um certo preconceito com quem é ateu.

    O que eu sempre falo: não sou a contra sua religião ou contra seus fantasmas, só não quero ser obrigado a fingir que vê o que não existe..
    🙂

  3. O post nem tá grandão como você disso ó.
    Eu acredito que há alguma força maior que rege as coisas sim, não que seja Deus. Nunca me identifiquei com qualquer religião, por mais que eu tentasse, acho toda e qualquer religião muito subjetivo. Acho que meu grande questionamento sempre foi: “Se Deus é tão foda, pq ele não aparece e me prova que realmente existe?”. Daí que não consigo ter fé em religiões enquanto não tenho provas concretas de nada, eu acredito no que vejo, e só. Religião é muito inconclusivo pra mim.

  4. bacana a atitude do seu pai.

    olha, “nasci” espírita. não conheço lhufas do catolicismo, não sou batizada, nada.

    tenho amigões que tbm não acreditam em Deus. Eu acredito. Mas entendo a posição de quem pensa diferente.

    o grande lance é o respeito, né?

    e outro grande lance é parar de beber, porque essa ressaca não é de deus.

    beijo

  5. É complicado,mas muita gte pensa assim como voce,não achou um caminho,algo em que acreditar…
    Uma hora todo mundo acha seu rumo,ou percebe que a melhor opção é permanecer neutra ate um dia seguir algo…
    Meus pais são evangelicos e eu cresci acreditando que Deus é tudo,hoje estou na minha,não continue seguindo pois não consigo ser perfeita como exige,mas tenho uma fé,sou mto julgada por isso,mas prefiro ser assim….

    Bjaum =]

  6. Ellen disse:

    Fui criada em família católica, com mãe praticante e pai agnóstico. Tentei fazer catecismo, mas não terminei. não sou chegada a regras em se tratando de religião. para mim, fé independe disso, até pq, qtos ladrões, safados vão à missa todo domingo e destratam as pessoas ao seu redor, roubam, matam e etc? Só pq seguem alguma religião ou cumprem as regras são pessoas religiosas/boas?! Para mim, não. Voltando…nunca vou deixar de acreditar em Deus, apesar de estar descobrindo o Budismo. Vou me casar de branco, na Igreja Católica com td a que tenho direito. pretendo batizar os meus filhos, mas sem impor-lhes nenhuma religião – assim como não me foi imposta. Acho que fé independe de religião, acredita-se em algo pq ser um humano demanda isso. Somos apegados, nem que seja a nós mesmos. Gostei mto do seu texto, as always. Um beijo, Ana =)

    • Giullia disse:

      Sou assim tbm. Mas sou batizada, meus pais catolicos, e agora sismam de ir a igreja aos domingos. Eu vou, sento, e smp penso. As pessoas naquela igreja, todas tem fé? Ou são obrigadas a ir? Ou até vao so p se exibir? Nao sei, mas nao acredito. Acredito que Deus é só a energia que começou tudo, o inicio do Big Bang. Mas Jesus? Nao consigo. Aquela historia toda de brilhar de voar e desaparecer nas nuvens? Nao me entra na cabeça. E Noé? Mais de 200 anos morando uns sei-la-quantos-dias num barco cheio de animas. Sei la, muito anormal. Enfim, é isso. E na escola descobri que gente como eu, que acredita em Deus e só, é chamado de DEISTAS. Nome estranho, mas o que vou usar para minha religiao. Sou Deista e fim. Bjinhos

  7. Ellen disse:

    Esqueci uma coisa: recentemente tive uma prova de que Deus está, de fato, na minha vida. E isso só reforçou a fé que sempre tive. Gosto de conversar com Ele em qualquer lugar, no matter where.

  8. Não sou tão aberta nem tão atéia quanto vc. Mas também já quis e não me encontrei na religião, não nasci para isso.

    Me sinto muito conectada, e acredito bastante em muitas coisas de Wicca. Mas mesmo assim, não consigo fazer parte do ritual “religião”.

    Agora, a Igreja é algo que me dá nojo. Que me perdoem os católicos, mas a Igreja é uma instituição absurdamente burra.

    Jamais poderia acreditar ou respeitar um Deus que ameaça os filhos e depois se diz misericordioso. Aliás, é uma religião incoerente demais.

    Dispenso.

  9. Eu prefiro casa pela liberdade, mas AP pela segurança, o complicado é achar um apto acessivel em Jundiai (tudo é caro nesse lugar)
    Lavei o cabelo e ele ficou otimo,ufa saiu os enroladinhos.

    Bju

  10. Então quem tem a kombi é o cara que busca o pessoal na faculdade,rsrs,mas ia ser bem divertido se ele tivesse…uma kombi rosa ou amarelona em uma cor bem alegre!
    Voce esta muito sumida mocinha,sinto falta dos seus posts.
    bjaum

  11. ROSENE JARDIM disse:

    EU NÂO CONSIGO ACREDITAR EM NADA Q NÂO POSSA TOCAR
    VER SENTIR E ATÉ MESMO CHEIRAR,SACOU ACHO DIFICIL TER
    TIDO NESTE MUNDO UM GRANDE COMO A MAIORIA DIZ..
    SWENDO QUE HÁ TANTA DISGRAÇA NESTE MUNDO E O BOM
    NÂO FAZ NADINHA PRA CONSERTARRRRRRRRRRRRR,,,

  12. ROSENE JARDIM disse:

    EU NÂO CONSIGO ACREDITAR EM NADA Q NÂO POSSA TOCAR
    VER SENTIR E ATÉ MESMO CHEIRAR,SACOU ACHO DIFICIL TER
    TIDO NESTE MUNDO UM GRANDE DEUS COMO A MAIRIA DIZ
    SENDO QUE HÁ TANTA DISGRAÇA NESTE MUNDO E O BOM
    DEUS NÂO FAZ NADINHA PRA CONSERTARRRRRRRRRRRRR,OU
    PELO MENOS MELHORAR,POR EXEMPLO ELIMINANDO OS
    POLITICOS LADROÊS DESTE PAIS JÁ SERIA UM GRANDE
    MILAGRE…………..

  13. JORGE COELHO disse:

    ANA, oi,fiquei entusiasmado com o q vc escreveu,categoricamente fico perdido diante desse tiroteio angelical.como vc,já frequentei de tudo um pouco mas,…… até hoje ñ tive resposta,são inumeras perguntas e pouca sabedoria para convencer-me,tento até achar resultados pela consequencia humana que se fragiliza diante da pergunta.O QUE É DEUS PRA VC,até hoje ñ achei uma pessoa que me desse uma resposta satisfatoria,mas,tento…mais ñ sei se é em vão….caso tente entrar em contato no MSN…..j.coelho1966@hotmail.com….beijos

  14. ALLAN disse:

    A COISA MAIS FÁCIL PARA O SER HUMANO É DESACREDITAR, MAS O MAIS DIFÍCIL É ACREDITAR, SOU QUIMBANDEIRO, JUREMEIRO E CANDOMBLESSISTA, POR QUE ACREDITO, POR VER PESSOAS QUE “EU” VI A BEIRA DA MORTE OU DESCREDITADA DE TUDO, VOLTAR A ACREDITAR QUE EXISTE GENTE BOA QUE PODE AJUDAR MESMO QUE SEJA MANIFESTADO COM ALGUÉM QUE SÓ PODE CRESCER “ESPIRITUALMENTE” SE FOR COM NOSSA AJUDA. NÃO PEÇO PARA NIGUÉM ACREDITAR, MAS PARAR PARA PENSAR É FÁCIL TER MEDO, POIS O MEDO GERA PRECONCEITO, OU SEJA A FALTA DE CONHECIMENTO, PORNÃO CONHECER-MOS ISSO OU AQUILO DEIXAMOS DE APREDER MUITO. OBRIGADO PELO ESPAÇO

  15. Regina disse:

    Não acredito neste deus inventado pelos judeus porque é um mal exemplo de dignidade, tolerância e desconhece o significado da palavra Amor. Mas acredito sim, numa Inteligência Infinita a quem prefiro chamar de Vida, que é generosa, paciente e transborda amor a todos os seres sem dividí-los entre eleitos ou não, pecadores ou não, adoradores ou não.Não me é possível crer num Deus que vire as costas a alguém, por nenhuma razão, porque não há lógica nem amor genuíno num ser que é capaz de matar ou deixar matar alguém que diz ser seu próprio filho, (Jesus) Não posso crer num Deus, nem em seu dito filho Jesus, porque não reconheço a hierarquia familiar inventada por analfabetos da ciência, que naquela época achavam que apenas o homem podia produzir filhos e filhas (preferencialmente homens, pois as mulheres eram inferiores) e que a mulher apenas recebia o sêmem do varão (desconheciam o óvulo) e era apenas ele, o homem , responsável pela gravidez; por isso mesmo construíam a árvore genealógica considerando apenas o pai, porque as mães não tinham qualquer valor. Uma Inteligência Suprema, jamais admitiria tal estupidez.Uma Inteligência Suprema jamais criaria seres “imperfeitos” (Adão e Eva) para colocá-los num suposto Paraíso e ao mesmo tempo criar uma “serpente” (ser que simboliza o mal) para induzir a mulher ao “pecado original” condenando estes mesmos seres criados, ao sofrimento eterno nas labaredas do inferno. A Inteligência Infinita na qual acredito, não perderia tempo criando seres “diabólicos” só para sua diversão e sadismo no futuro e nem esperaria por milhares de anos para enviar o seu único filho para morrer esmagado pela crueldade dos seres humanos.Meus deuses são a Inteligência Infinita, o Amor à vida, a Alegria Autêntica, os seres vegetais e animais, montanhas e rios, mares e céus, e especialmente os homens e mulheres comprometidos com a Verdade, com o Bem, com a construção de uma humanidade consciente, livre dos deuses fantasmagóricos, dos ídolos fracassados.(filósofo VOLTAIRE)

  16. manda disse:

    Não vou me ajuelhar e implorar,para que vcs acreditem em Deus.cada um tem o livre arbitrio.e tbm não vai adiantar,só vai gerar encrenquinhas e discursões.
    Mais no meu ponto de vista,isso é coisa de gente “tola”.Você quis dizer que não acredita em coisas que não se pode ver.(ou pelo menos foi isso q eu entendi).Mais vc ve o vento,a eletrecidade?e eles existem não é mesmo?
    Só quem tem Deus no coração entende.vc ve o seu coração?não!mais vc sente ele bater no peito,a cada segundo.
    Esse mundo,a natureza,os oceanos,o sol a lua a estrela, e até mesmo vc,foi feito por quem?.Você prefere acreditar mesmo que tudo isso foi causado por uma explosão chamada big bang,e derrepente tudo isso apareceu?
    E para o amigo ai de cima,disse que se Deus é “foda”mesmo pq ele não aparece.Espere que esse dia ainda vai chegar,aguarde.Tudo está se cumprindo.e no julgamento final,vcs irão ver.não nascemos,vivemos e morremos a toa!Pense nisso!

    • anamyself disse:

      Quando digo VER, subentende-se SENTIR. Eu sinto meu coração palpitando. Se enfiar o dedo na tomada, vou SENTIR um choque. Eu sinto o vento, e vejo ele balançando as folhas, as árvores.

      E não sinto Deus em lugar nenhum.

      E me desculpe a franqueza, mas tola é quem não sabe escrever direito. De repente é separado. E é ajoelhar.

      Que venha o julgamento final!

  17. Manda disse:

    Eu até já sabia oque vc iria falar,é sempre assim,as suas desculpinhas é corrigir o eu que disse de errado!Mais pera ai,a gente estamos aqui pra que?pra ver os erros de português dos outros,professora de português?Nós estamos na internet não estamos aqui pra falar formalmente,o mais importante não é o que escrevi de errado,o importante aqui é entender oq a pessoa quis dizer.Mais vai ser dificil viu,pq vc não entendeu o que eu quis dizer.
    E vc está muito enganada.da mesma forma que vc pode sentir o vento,a eletrecidade e seu coração.Vc tbm pode sentir a presença de Deus.Basta vc busca a Deus,seguir ele.Mais é claro que vc não vai mesmo sentir ele,com esta sua forma de pensar.
    Que venha mesmo o julgamento final.Espertona!

  18. nathália disse:

    ignorante ? Não estamos aqui para expressar nossas opniões, e eu acho que ninguém aqui foi ignorante…

  19. Manda disse:

    hahahahahahahah.isso ai apaga!
    kkkkkkkkkkk.Afff!
    Espertona.apaga de novo!
    Porque vc não deixou o que eu escrevi Aninha?
    kkkkk,aiaiai.
    :@

    • anamyself disse:

      Quem apagou o quê?

      Só não tinha aceitado. Não tenho entrado em blog e tô sem saco pra discutir.

      Que venha o julgamento final [2]

      Você não vai mudar minha opinião, e eu jamais mudaria a sua. Cada um acredita no que acho que é certo e vai levando sua vida, né não?

      O importante é respeitar a crença (ou descrença, no meu caso) dos outros.

      Sei que acreditar em Deus deve fazer muito bem para você e nortear sua vida. O que norteia a minha vida são outras coisas que não Deus. Cada um na sua, que a gente fica melhor.

      Ou você acha mesmo que vai mudar a minha opinião?
      Repito: Não tenho a MENOR pretensão de mudar a opinião de ninguém. Mas peço que respeitem o meu ateísmo.

  20. Manda disse:

    Em momento nenhum disse q queria mudar a sua opinião,pois mesmo que quisesse não iria conseguir.Mais da mesma forma que vc expressou a sua opinião eu tbm expressei a minha.Se vc postou isso foi pra alguém,não é mesmo?então aceite as criticas construtiveis,pois não é todo mundo que penssa como vc.existe uma grande diferencia em respeita e concordar.Respeitar eu respeito,só não concordo.
    Cada um na sua, que a gente fica melhor²
    Que venha o julgamento final[3]

  21. Kams disse:

    Embora cada um tem suas opinioes a esse respeito,fico triste por saber que existe tanta gente que nao acretita em um ser tao maravilhoso”JESUS CRISTO”.O que tenho a dizer que um dia todos irão si prostar e reconhecer que ele éo DEUS que criou tudo e todos.O meu maior desejo é ver todos se prostrando diante dele e reconhece que ele EXISTE.MAS INFELISMENTE PARA MUITOS SERÁ TARDE DEMAIS.

  22. nOSSA! Fiquei surpresa com seu respeito sobre a religião. porque muitos quando publicam que não acreditam em Deus só falam bobagem.mais você foi super compreensiva. Se teus pais acreditassem em Deus de verdade, vc não estaria em duvida, e nem atras de quem acreditar. É eu sei como é.! Mais pois bem, se vocÊ não vai em nenhuma religião. Mais também fica na sua, é bem legal, divertida,compreensiva, faz tudo certo tipo Maria mãe de Jesus uma mulher pura, Mais também não vou dizer que vocÊ é totalmente. Mais se você acompanha a felicidade do jeito em que pode amor se vive. Nada acontecerá cm você pois alguém irá protege-la para sempre.! Eu acredito em Deus, mais eu sou bem diabólica. Eu parei de ir a igreja. Mais isso nunca tirará minha fé. Mais pois bem é você que faz a escolha. Bem ou o mal. só sei que é preciso saber viver. Porque no final do rebatemento final se você não acreditar nele. ele irá te perguntar porque não acreditou nele. Deus te abençoe… (Meu nome é Amanda, tenho 14 anos).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s