Mudanças de hábito (ou uma dieta que já deu o que tinha que dar?)

Todo o mundo virtual, físico e espiritual está consciente de que vivo de dieta, e também de que já perdi uns bons quilos. Comecei uma dieta de verdade em 2011. Perdi uns 20 kg e daí recuperei uns 5. E assim ficou. Em 2013 não perdi um grama, mesmo me acabando nas atividades físicas, comendo muita salada, fruta e afins. Minha rotina alimentar mudou muito, e acho completamente injusto que eu coma com tanta qualidade, faça tanto exercício e esteja com o peso estagnado. E aí me vem um fdp falar que é pra evitar doce e não tomar refrigerante. Gente. Sei disso desde que o mundo é mundo. E nunca fui tão fiel à dieta como tenho sido nos últimos tempos.

Pior que eu diminuí MUITO os doces, muito mesmo. E ainda assim, nada.

Algumas coisas que mudaram na minha vida nesses 3 anos:

– Sempre fiz exercício físico, mas desde que me empanhei nessa derradeira dieta, tornei-me super ativa. É raro uma semana em que não faça ao menos 3 dias de academia; além disso, desde janeiro, tenho ido e voltado do trabalho a pé. São 4,5 Km de distância, ou 35 minutos de caminhada num ritmo forte.

– Diminuí muito o consumo de carne vermelha. Antes eu não me importava com isso; agora, só como nos fins de semana.

– Nunca fui muito de frituras, salgadinhos, pão francês, bolacha. E diminuí ainda mais. Para terem uma noção, o último pão francês que comi foi em 2013. Bolacha, no primeiro fim de semana de janeiro. Salgadinho? Não lembro. Fritura? 2013.

– Faz 1 ano e meio que parei com refrigerantes e bebidas gasosas. Sucos industrializados também evito ao máximo (sempre tive para mim que eles fazem tão mal quanto refrigerante – são muito adoçados).

– Até com chocolate melhorou. Se antes meu habitual era comer uma barra de 170g em um dia, nunca mais comprei das barras grandes. Inclusive, tenho comido chocolate bem raramente (tirando a festa de criança domingo passado, faz mais de um mês que não como chocolate).

– Hoje em dia procuro jantar antes de sair de casa, a noite. Isso evita [um pouco] a gana de comer amendoim e afins (nuts: única coisa que comprovadamente me enche de espinhas).

– Aumentei muito o consumo de frutas.

– Meu intestino, que era travadíssimo, hoje está funcionando direitinho. Geralmente 2 vezes por dia.

Minha rotina até 2 ou 3 dias era exatamente essa:

Café da manhã: 2 torradas de pão integral com um pouco de manteiga sem sal (margarina faz mó mal, gente); chá matte gelado sem açúcar e meio mamão papaia.
Vou para o trabalho andando. 35′.
Passo o dia bebendo muita água (me pergunto se exagero na quantidade, mas dizem que não.. enfim.)
Lá pelas 11h, como uma fruta. Goiaba, pêssego, melão são as mais comuns.
Lá pelas 14h eu almoço. Estava comendo uma saladona, com carboidratos, proteínas e tudo o que o corpo precisa. Molho da salada: iogurte e outros sem açúcar e com poucas calorias e gorduras.
Lá pelas 15h: chá verde gelado. Aquele Feel Good de latinha, sabe?
Lá pelas 17h: outra fruta. Maçã ou abacaxi, geralmente. OU se eu estiver com fome: cookies integrais de limão
Volto para casa andando. Mais 35′ de exercício.
Chego em casa e como algum carboidrato integral para ir malhar. Tenho optado por uns palitinhos de fibra que achei pra vender numa lojinha natureba por aqui. São 150 calorias o saquinho inteiro, com 8 palitinhos.
Academia. Musculação moderada (pesos de 4kg pra exercícios de perna/bunda; 300 abdominais ao dia [não sei os nomes dos tipos, mas são 100 de cada]; coisas de braço levantando 2 kg para ombros, 3 para peito, 4 para ‘músculo do tchau’). E mais aeróbico. Como já faço 1h10 de aeróbico para ir e voltar do trabalho, tô cansada, e faço 30 min de corrida (a 8,4 km/h), ou de bike (30 km/h) ou de caminhada (a 6,8 km/h) com inclinação da esteira. E por fim um alongamento de leve.
Volto pra casa, banho, janto: ou uma salada parecida com a do almoço, com proteínas, carboidratos, fibras, legumes, tudo; ou arroz integral (aquele Raris) com frango, peixe e afins; ou um sanduíche de pão de forma integral com peito de peru e cream cheese light.
Sobremesa: gelatina diet ou pudinzinho royal diet ou uma bola de sorvete light.

FIM.

Gente. Me diz. Não tem coisa errada? Eu não deveria estar mais magra do que realmente estou?

Daí se UM DIA eu saio da linha, fodeu. Domingo fui a uma festa de criança. Tomei cerveja (depois de 15 dias sem um pingo de álcool) e comi docinhos (nada ABSURDO, mas comi bem). E o que ganhei com isso? UM QUILO. Que até hoje, 4 dias depois, continua intacto.

Como pode?

Queria muito que um personal trainer, um nutricionista e um endócrino passassem o dia inteirinho comigo e apontassem o que tá errado. Porque NÃO É POSSÍVEL, gente.

Concluí que talvez meu corpo tenha se acostumado com isso. Daí a partir de ontem voltei a comer comida de verdade. Arroz, feijão, salada, bife… Das duas, uma: ou engordo loucamente, ou volto a emagrecer. Rezemos para que o choque metabólico para o bem.

Algumas coisas:

1- no final do ano passado fiz pela milésima vez exames de tireóide e hormônios e essas porras todas. Tá tudo normal.

2- Tenho impressão de que, se eu tomo 3l de água em um dia, só elimino 10% disso. Retenho MUITA água.

3- Por outro lado, transpiro MUITO mais do que uma pessoa normal. Quando eu era mais gorda, não suava tanto. Agora, qualquer coisinha tô pingando. Pingando mesmo. Que nem esportista depois de correr maratona. Rios de suor escorrendo no rosto, nas costas.

4 – Acabo de me exercitar e SEMPRE estou com a pressão baixíssima (nunca posso tomar banho imediatamente, se não é desmaio na certa)

5- minha mãe tem CERTEZA que é a pílula anticoncepcional que sabota o meu regime. Mas eu já fiquei 1 ano sem e não mudou nada (exceto que meus cistos no ovário se multiplicaram).

6- Sim, músculos pesam mais do que gordura, sei disso. E sei que devo ter aumentado bem a massa magra. Mas as calças continuam as mesmas, nem mais largas e nem mais apertadas.

Enfim. Tô desanimadíssima, não aguento mais essa vida de me privar de TUDO e mesmo assim não emagrecer uma porra de um grama.

Câmbio, desligo.

2 comentários sobre “Mudanças de hábito (ou uma dieta que já deu o que tinha que dar?)

  1. Ju disse:

    Ana, pensei em duas coisas.
    1: procure um nutricionista primeiramente;

    2: o organismo realmente acostuma, então tente mudar o treino. Emagreci bem rápido nos primeiro meses de academia/dieta e depois nada. : (

    Daí mudei o treino e fiz circuitos, que intercala exercícios de musculação com 3 minutos de corrida/bicicleta e isso ajudou. Também comecei com aulinhas de jump, etc.
    Sobre a alimentação, não mexi muito mas o que sempre ouço é sobre o erro de esquecer a dieta nos finais de semana (sou dessas) e que bagunça toda sua semana regrada. Eu, sinceramente não pretendo deixar de beber e comer algo gostoso no final de semana, então essa dica não serve pra mim mas pode ser um fator aí na sua vida também.
    É minha impressão, pelo menos pra mim mudou mas tente procurar um médico mesmo, pra acompanhar : )

  2. Ain, Ana, miabraça. É tão difícil a gente conseguir seguir dieta, fazer exercícios direitinhos, se privar de tudo e não ver resultados. Nem sei o que dizer, mas super te entendo. Acho que vc teria que procurar um nutricionista ou endócrino mesmo, porque só um especialista pra achar onde é que tá errado, pq, sério, TEM ALGUMA COISA ERRADA. Sua rotina é super regrada, não é possível.
    Também tenho que voltar pra dieta e exercícios, mas primeiro vou remarcar endócrino, pra ele me passar aquele sermão e eu ver se crio vergonha na cara tbm, ganhei uns 5kg que eu tinha perdido. Preciso que ele esfregue na minha cara meu exame de glicose (99) pra eu ver se acordo que, oi?, não quero ser diabética…
    Beijos e boa sorte, tá?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s